ABREVIS, FENAVIST e Representantes do setor de serviços discutem suas pautas prioritárias com secretário da Indústria e Comércio

Fenavist conquista nova certificação ISO 9001
28 de maio de 2019
Fenavist participa da celebração de 75 anos da Policia Federal
28 de maio de 2019

A ABREVIS – Associação Brasileira das Empresas de Vigilância e Segurança, a FENAVIST – Federação Nacional das Empresas de Segurança e outras Entidades Representantes do setor de serviços estiveram ontem (17/04/19) com secretário Especial de Indústria, Comércio, Serviços e Produtividade, Caio Megali, para discutir as pautas prioritárias do setor e se colocar à disposição para assessorar a pasta quando for necessário. O presidente da Central Brasileira do Setor de Serviços – Cebrasse, João Diniz, que liderou a reunião destacou a importância do setor que no Brasil representa 73% do PIB nacional e que os países desenvolvidos tem na área de serviços um setor em franca expansão.

Ele lembrou que a oferta de linhas de créditos para o setor produtivo é fundamental para fortalecer a economia, abrir novos postos de trabalho e gerar renda. “O BNDES é um banco público que possui linhas de financiamento bem interessantes para estimular a expansão e a competitividade das empresas brasileiras, mas a maioria dos projetos e linhas de créditos disponíveis no mercado, inclusive ofertados pelo BNDES, são direcionados aos setores industriais, em primeiro lugar, e comerciais, em segundo, ficando o setor de serviços desamparado de políticas de créditos que atendam suas especificidades”, explicou.

João Diniz destacou ainda a abusividade da manutenção da contribuição adicional de 10% do FGTS. “Por ter sido criado com um intuito específico, sua vigência tem limites, sendo que, apesar de a norma ainda se encontrar em vigor, não existe mais o fundamento pelo qual se baseou sua criação”, disse, destacando ainda a necessidade de se extinguir o e-social devido às grades dificuldades operacionais para o segmento.

O presidente da Febrac – Federação Nacional das Empresas de Limpeza e Conservação, Renato Fortuna avaliou que a reunião foi muito produtiva especialmente porque tanto o secretário quanto a sua equipe são muito preparados e estavam bastante abertos às demandas do setor. “Um dos problemas é a exigência de cota de 5% para o jovem aprendiz para o setor de limpeza porque não existem cursos nessa área para encontrar os jovens para cumprir a cota. É importante que ela permaneça entre as funções da área administrativa. O secretário não conhecia essa particularidade que dificulta o cumprimento da regra para as empresas de asseio e conservação e vai avaliar a questão para dar os devidos acompanhamentos”, explicou Renato.

O presidente da ABREVIS e vice-presidente da Fenavist – Federação Nacional das Empresas de Segurança, José Jacobson Neto destacou também a importância da correção da cota de deficiente físico. “Existe uma lei que determina que o profissional de segurança tenha aptidão física plena e portanto fica difícil conseguir preencher a cota, que deveria ficar restrita a área administrativa da empresa, mas as empresas não conseguem cumprir a cota e acabam sendo multadas” explicou.

O presidente do Sindeprestem Sindicato das Empresas Prestadoras de Serviços a Terceiros, Vander Morales lembrou que o serviço terceirizado é o mais formalizado. “Destacamos também a importância das reformas da Previdência e da Tributária, que vão melhorar o ambiente de negócios e isso significa geração de empregos” disse.

“Apresentamos as reivindicações do Setor, sugerimos a criação da Câmara Setorial de Serviços com a participação dos representantes da Cebrasse, fincarmos nossa bandeira junto ao Ministério de modo a mantermos uma interlocução constante e de qualidade com o Secretário e o Ministério da Economia”, explicou Lívio Giosa, diretor de Relações Institucionais da Cebrasse.

 

Ascom Sevesp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X