Austrália exige reforço de segurança à Rio 2016 após assalto

Todos terão que ceder, diz Robério sobre demissão de vigilante
20 de junho de 2016
Diretor da FENAVIST conduz Tocha Olímpica em Fortaleza
24 de junho de 2016

 

Após atleta australiana ser assaltada na cidade, país envia carta com exigências a Eduardo Paes e diz que estuda levar segurança privada.

 Após uma atleta paralímpica da Austrália ter sido assaltada no Rio de Janeiro, o Comitê Olímpico Australiano exigiu nesta terça-feira (21) que a cidade reforce imediatamente a segurança antes que algo mais grave aconteça.

"Exigimos que o número das forças de segurança seja revisto e que elas sejam destacadas antecipadamente, especialmente perto das instalações de treinos e competições", disse a chefe de missão da equipe olímpica australiana, Kitty Chiller.

Os pedidos foram enviados em uma carta para o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e para o comitê organizador da Rio 2016.

A velejadora paralímpica australiana Liesl Tesch e a fisioterapeuta Sarah Ross foram assaltadas no domingo no Aterro do Flamengo, uma zona turística do Rio e local de treinamento de vários atletas. As duas foram abordadas por dois homens armados, que levaram suas bicicletas.

Em entrevista a uma emissora de televisão australiana, Tesch disse que o assaltante apontou a arma em sua direção e a empurrou. A atleta chegou a cair no chão. "Foi absolutamente horrível. Nós estamos abaladas, mas fisicamente bem", relatou.

"Não foi um incidente isolado. Chegou o momento de tomar medidas para garantir a segurança a todos os membros de nossas equipes que forem ao Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos", ressaltou Chiller.

Além de Tesch, o velejador espanhol Fernando Echavarri foi assaltado na cidade por homens armados no mês passado e, no início de junho, a atleta de tiro brasileira Anna Paula Desborusses foi baleada na cabeça ao tentar fugir de um assalto.

Medidas extras

Após o incidente, o Comitê Olímpico Australiano decidiu ainda contratar empresas de segurança privadas e está cogitando ampliar a proibição imposta a atletas de visitar favelas para outras áreas da cidade e impor um toque de recolher.

Chiller disse que os atletas foram orientados sobre como agir em casos de assalto. Entre as recomendações, está entregar os pertences e não reagir.

"Se estamos levando 750 pessoas no nosso time, queremos que as 750 pessoas voltem a salvo e em segurança", reforçou Chiller.

Os organizadores dos Jogos Olímpico no Rio de Janeiro planejaram 85 mil policiais para patrulhar a cidade, o dobro do número usado em Londres no evento de 2012.

Fonte: Portal TERRA

Link de acessohttps://esportes.terra.com.br/jogos-olimpicos/2016/australia-exige-reforco-de-seguranca-para-rio-2016,49e6a6903eb62bc2c32b264413003002rgcosgv1.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X