ANTV se reúne com ministro da Casa Civil

Fenavist, em parceria com os Sindicatos das Empresas de Segurança Privada do Centro-Oeste, promove o Enesp
9 de agosto de 2018
Presidente da Fenavist participa do Encontro dos Chefes de Delesp´s
24 de agosto de 2018

No encontro, entidade apresentou os problemas enfrentados pelas empresas de transporte de valores

Nesta quarta-feira (8), O presidente da Associação Nacional das Empresas de Transportes de Valores (ANTV), Odair Conceição, se reuniu com o Ministro Chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha. Acompanhado do vice-presidente da ANTV, Paulo Cruz, e do deputado federal Arthur Maia (DEM-BA), Conceição discutiu temas da atividade de transportes de valores e da segurança privada brasileira como um todo.

O Deputado Arthur Maia fez uma exposição sobre os problemas enfrentados pelas empresas de segurança, em especial as de transportes de valores.  Em seguida, apresentou a ANTV ao Ministro. Por sua vez, o presidente da entidade, Odair Conceição, discorreu sobre as dificuldades que o segmento enfrenta em relação ao crime organizado. Conceição ressaltou que as transportadoras de valores têm enfrentado graves problemas devido à falta ou fragilidade no controle de explosivos, desde a venda do produto, transporte e armazenamento.

Diante desse cenário, a associação solicitou o apoio do Ministro. “Essa fragilidade tem desencadeado ações danosas a atividade e a sociedade como um todo, com assaltos cinematográficos e subtração de cifras milionárias. O dinheiro roubado é responsável por alimentar o restante da cadeia do crime”, explica o presidente da ANTV.

Também foi apontada a necessidade do setor ser autorizado a utilizar fuzis na proteção das bases das empresas de transportes de valores, assim como nos carros fortes quando em deslocamento intermunicipal e interestadual. “Essa é uma questão urgente. Precisamos aumentar o poder de reação quando atacados. Com isso, vamos desencorajar essa prática, que, infelizmente, tem crescido diariamente no Brasil”, argumenta Conceição.

Uma importante solução apontada pela ANTV foi a entrada em vigor da Resolução 105, que trata das questões citadas e tramita na Casa Civil. A entidade pediu atenção especial do ministro Padilha ao tema. Também foi exposta a necessidade da urgência da aprovação do Estatuto da Segurança Privada, que aguarda votação do Plenário do Senado. A comitiva da associação pediu ajuda do ministro para que a matéria seja analisada o quanto antes, considerando que ela apresenta inúmeras soluções para os problemas enfrentados pelo setor.

O Ministro Eliseu Padilha se solidarizou com as demandas. O Chefe da Casa Civil orientou que a ANTV se reúna com o Ministério da Defesa, uma vez que a Resolução 105 retornou a pasta, que será a responsável por despachar diretamente com o Presidente Michel Temer.  Em relação aprovação do Estatuto da Segurança Privada, Padilha prometeu interceder junto ao Senado.  

O Deputado Arthur Maia, a quem a ANTV agradeceu pela atenção concedida, comprometeu-se a agendar uma audiência com o Ministro da Defesa para que a entidade possa discutir a Resolução 105.

Ministério da Segurança Pública

A audiência no Ministério da Casa Civil faz parte de uma série de encontros que a ANTV tem realizado com representantes do governo. No dia 6 de junho, o presidente da associação, Odair Conceição, e os vice-presidentes da entidade Edson Pinto e Marcos Guilherme foram recebidos pelo Ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann. Assim como na reunião desta quarta-feira, a comitiva contou com o apoio do Deputado Federal Arthur Maia (PPS-BA).

 

ascom/fenavist

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X