Reunião de Diretoria e AGE Fenavist são realizadas durante o Enesp Sul

William Waack analisa momento econômico e político do país durante o Enesp Sul 2019
25 de outubro de 2019
Tudo pronto para o XXXVI GEASSEG
29 de outubro de 2019

A manhã de encerramento dos trabalhos do Enesp Sul 2019 contou com palestra sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a 2ª Assembleia Geral Extraordinária e a 32ª Reunião de Diretoria da Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores. Os eventos estão sendo realizados no Hotel Laghetto Stilo Borges, em Gramado. Os compromissos da Fenavist foram mediados pelo presidente Jeferson Nazário, tendo como anfitriões os presidentes dos Sindesps da região sul: Dilmo Wanderley Berger (Sindesp-SC), Silvio Renato Medeiros Pires (Sindesp-RS) e Alfredo Vieira Ibiapina Neto (Sindesp-PR). “Estamos muito satisfeitos com o sucesso de mais uma edição do Enesp. Parabenizamos os estados do Sul pela excelente organização. Essa coletividade é fundamental para o crescimento da atividade”, destacou Nazário.

Em pauta discussões de grande importância para o setor de segurança privada como os andamentos de projetos em debate no Congresso Nacional, avaliações sobre os trabalhos das comissões internas da Fenavist e a apresentação de parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O Fórum produz o Anuário da Segurança, publicação que registra dados da segurança pública. A ideia da Fenavist é fazer parte do anuário, ampliando a visibilidade dos dados atualizados do setor de segurança privada. A publicação será um dos pilares da integração crescente entre segurança privada e pública no país.

Uma das ações de grande importância realizada pela Fenavist é o acompanhamento das pautas de interesse do setor no Congresso Nacional. A equipe de consultoria parlamentar detalhou o andamento dos principais projetos de interesse das empresas de segurança que tramitam em Brasília. Foram discutidos durante a reunião: PL 7042/17 – Piso Salarial de Vigilantes (Câmara dos Deputados); PEC 45/19 – Reforma Tributária (Câmara dos Deputados); Estatuto da Segurança Privada (Senado Federal); PEC 110/19 – Reforma Tributária; PLS 163/95 – Altera a Lei de Licitações; PLS 230/16 – Institui o Piso Salarial de Vigilantes; e Medida Provisória 899/19 – REFIS para as empresas (Congresso Nacional).

Três comissões internas da Fenavist promoveram relatos sobre o status do trabalho desenvolvido e as ações concluídas. Os trabalhos das Comissões de Convenções Coletivas, Comissão Tributária e Segurança Pública (SENASP e PRF) foram debatidos pela plenária que apontou os próximos passos a serem empreendidos em prol dos sindicatos e empresas filiadas. Por fim, foi abordado o sucesso da Missão Empresarial de Chicago 2019 durante a Feira Global Security Exchange e a proposta da próxima missão a ser organizada pela Fenavist, que será realizada entre os dias 23 e 29 de fevereiro de 2020, em Portugal e Espanha, para participação no 22º Salão Internacional de Segurança.

LGPD

Antecedendo as reuniões da Fenavist, foi realizada palestra sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), com a advogada Gabriela Glitz. A abordagem se deu desde o contexto histórico que resultou na aprovação da lei no Congresso Nacional, até os desafios de implementar esta nova dinâmica nas empresas no prazo restante de menos de um ano. “Vivemos em uma sociedade em rede e a lei nada mais é do que um conjunto de normas para a gestão dos dados. O texto foi aprovado para proteger estes dados e, consequentemente, preservar a privacidade das pessoas. A LGPD é uma lei que exigirá bastante controle e o setor de segurança será um dos mais impactados na prática”, destacou a palestrante.

Na noite desta sexta-feira, o restaurante Rasen Platz, no centro de Gramado, receberá o jantar de confraternização que marcará o encerramento das atividades do Enesp.

Fonte: Ascom/Sindesp-SC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X