

A Casa de Chá, localizada na Praça dos Três Poderes, em Brasília, recebeu na noite do dia 12 de agosto, o lançamento do livro Estatuto da Segurança Privada e da Segurança das Instituições Financeiras. Escrito pela advogada Celita Oliveira Sousa, publicado pela Marini Editora, o livro analisa de maneira minuciosa cada palavra, frase, artigo da Lei nº 14.967/2024, o Estatuto da Segurança Privada.
Com o olhar de quem atua no meio sindical e no setor de segurança privada há mais de quatro décadas, cada uma das cerca de 200 páginas que compõem o livro são uma aula profunda sobre todos os aspectos da nova legislação. A paixão da autora pelo tema fica evidente ao longo do texto, construído de forma simples e prática, para ser facilmente entendido pelos leitores.
Celita Sousa espera um impacto positivo na compreensão dos leitores sobre a nova regulamentação. “ A nova legislação traz aspectos complexos como, por exemplo, o início de vigência; as novas denominações, marcadamente das empresas de transporte de valores que, pela nova lei, passam a denominar-se empresas de transporte de numerários e bens. O futuro da segurança privada torna-se mais promissor com a nova lei que, inclusive, prevê a atuação em vários campos não contemplados pela lei anterior por esta revogada, a de nº 7.102, de 1983. A nova lei presenta também a previsão de novas funções para os profissionais de segurança privada. Assim, o futuro da segurança privada será de uma atividade pujante, destacada, mais respeitada e mais requisitada”, argumenta.
Apoio da Fenavist
A Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores (Fenavist) é apoiadora oficial do livro Estatuto da Segurança Privada e da Segurança das Instituições Financeiras. Além de contribuir financeiramente para o projeto, a entidade também irá distribuir algumas unidades da publicação. A ação faz parte da campanha de conscientização do mercado sobre a nova legislação.
Nos próximos meses, o livro estará à venda em livrarias físicas e plataformas digitais.