

A Associação Brasileira dos Cursos de Formação e Aperfeiçoamento de Vigilantes (ABVFAV), em parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares, acaba de lançar o curso “Gestão da Diversidade Racial”. Totalmente online, o curso tem como público-alvo os Instrutores de formação pedagógica voltada para profissionais da segurança privada. O objetivo é conscientizar os Vigilantes sobre o Racismo e como não perpetuar comportamentos racistas nos Segurança Privada.
“Essa é uma forma de combatermos o Racismo Estrutural e prepararmos os profissionais de Segurança para uma atuação mais coerente com os valores sociais atuais. É também uma estratégia de diferenciação entre os vigilantes de empresas legalizadas e os de clandestinas que, via de regra, não possuem qualquer formação”, declara Ricardo Corrêa, Presidente da ABCFAV.
Com 10 horas de duração, o treinamento será realizado nos dias 16, 17 e 18 de novembro, das 19 às 22h. Os temas abordados serão: Raça e Racismo, Raça/cor e racialização na população, Branquitude e o lugar do racismo no Brasil, Cor da pele como marcador social, Racismo Institucional, Racismo e Segurança, e como contribuir para a construção de uma segurança sem preconceito.
Com previsão inicial de 300 participantes, devido à grande procura, a ABCFAV abriu algumas vagas extras.
Convidado a participar do lançamento do curso, o presidente da Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores (Fenavist), Jeferson Nazário, será representado pelo presidente da ABCFAV e vice-presidente da Federação para Assuntos para Cursos de Formação, Ricardo Corrêa.