Fenavist discute os impactos da inteligência artificial na gestão de relações trabalhistas e sindicais

Livro Estatuto da Segurança Privada e da Segurança das Instituições Financeiras é lançado em Brasília
13 de agosto de 2025
Fenavist e ABTV debatem impactos de nova lei estadual do Rio Grande do Sul no setor da segurança privada
14 de outubro de 2025

A Fenavist realizou na manhã desta quarta-feira (08.10) o webinar “Os impactos da inteligência artificial na gestão de relações trabalhistas e sindicais”. Com a participação de Uirá Menezes, fundador e CEO da GRTS Digital; e de Marcelo Bianchin vice-presidente da Federação para Assuntos Intersindicais e Executivo de RH do Grupo Prosegur, o evento mostrou na prática como as novas tecnologias podem ser aplicadas em diversas áreas dos sindicatos e empresas.

Entre os principais benefícios apresentados estão a redução no tempo de execução das tarefas e a menor probabilidade de erros, que podem acarretar prejuízo devido a análise profunda de dados e melhor tomada decisão.

Em relação às Convenções Coletivas de Trabalho, o uso de Inteligência Artificial permite um comparativo minucioso dos acordos fechados nos anos anteriores de maneira a subsidiar as negociações. Além disso, as CCT´s podem ser analisadas em poucos minutos permitindo que as empresas possam cumprir todas as normas corretamente, o que evita prejuízo financeiro.

“Nos últimos dois anos, as empresas no Brasil pagaram R$ 94 bilhões em sentenças trabalhistas. Grande parte desse valor, a gente estimaria entre 40% e 45%, estão relacionadas aos erros de aplicação das cláusulas das convenções e acordos coletivos de trabalho”, afirmou Uirá Menezes.

Durante a apresentação, Marcelo Bianchin explicou que o uso correto da inteligência artificial traz mais competitividade.

“Para mim, o maior impacto será na redução de custos e agilidade.  Quando você fala de redução de custos não é só gente, são erros. Erros em folha, erros em aplicação, erros de interpretação. Então, eu acho que o impacto maior será na redução de custos. Você tendo uma redução de custos e tempo, você fica mais ágil, seus processos fluem melhor e você fica mais competitivo”, argumenta o vice-presidente da Fenavist para assuntos Intersindicais.

Vale destacar que a Federação possui uma parceria com a GRTS Digital, que oferece condições especiais aos sindicatos e associados. Essa colaboração permite o acesso a uma plataforma inovadora e de fácil utilização, que integra funcionalidades para a digitalização de processos críticos.

A tecnologia, reconhecida como um fator essencial para o desempenho organizacional, será um grande aliado na otimização das operações internas, proporcionando uma gestão mais eficiente e econômica.

Entre as funcionalidades da nova plataforma estão o suporte e monitoramento de negociações coletivas, a gestão de crises e a análise comparativa de instrumentos trabalhistas, todas potencializadas por algoritmos e Inteligência Artificial. Isso se traduz em processos mais ágeis e redução de custos operacionais.

Outro ponto alto da parceria é a possibilidade de realizar assembleias virtuais, isso garante que eleições, comissões internas e acordos coletivos sejam conduzidos de maneira segura e prática.

Para mais informações, acesse https://fenavist.grtsdigital.com.br/

 

 

Os comentários estão encerrados.