Fenavist inicia ciclo de 2021 do Segs

Menor Aprendiz: Fenavist volta a se reunir com secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia
9 de fevereiro de 2021
ISO 9001: Fenavist realiza auditoria interna
11 de fevereiro de 2021

No dia 4 de fevereiro, a Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores (Fenavist) foi uma das entidades ligadas à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) que participaram da webinar de abertura do ciclo de 2021 do Sistema de Excelência em Gestão Sindical (Segs).

O Segs auxilia na gerência das entidades com o aperfeiçoamento de práticas de gestão e atuação sindical. O programa desenvolve líderes e executivos sindicais com o objetivo de capacitá-los para a atuação na defesa dos interesses das empresas representadas, sendo dividido em seis eixos: relações sindicais, atuação legislativa, comunicação institucional, atuação gerencial, produtos e serviços, e representação.

A webinar reuniu 23 multiplicadores de federações e alinhou as expectativas para as atividades deste ano. A apresentação foi feita pelos colaboradores da Divisão Sindical (DS) João Braga e Mateus Dornelas. Serão três encontros nesse formato ao longo do ano, sendo os outros dois sobre plano de ação e sobre lições aprendidas.

Nesse primeiro webinar, foi reforçado o papel do multiplicador, na busca de novas soluções com foco na inovação para aplicar nos sindicatos; foram repassados os pontos do PDCA (Planejar, Fazer, Checar e Agir) e apresentados os processos de avaliação, planejamento de melhorias pelos planos de ação, com o cronograma e os novos critérios para certificação. O momento também serviu para que novos multiplicadores pudessem entender a dinâmica do ciclo de melhoria do Segs.

Neste cenário de pandemia, percebeu-se ainda mais a necessidade de atuação contínua para defender os interesses dos representados. E o momento exige que as entidades estejam mais bem preparadas para que cumpram seu papel.

Para o especialista técnico da DS Mateus Dornelas, é preciso enxergar oportunidade em momentos pós-crise, estimular e engajar os sindicatos, colocando-nos sempre à disposição. “E aí está a função do multiplicador, de persistência na busca de novas soluções, com espírito de inovação, iniciativa e empreendedorismo”, reforçou.

Sistema de Excelência em Gestão Sindical

O Segs incentiva o desenvolvimento dos Sindicatos e Federações com ações que proporcionam maiores e melhores resultados, por meio de avaliação e implantação de metodologias adequadas ao ambiente sindical. O programa retrata a realidade sindical, em um diagnóstico do grau de maturidade da entidade nos seis eixos de atuação sindical, avaliando os processos críticos relativos a cada eixo com questões e opções de resposta que identificam o nível de maturidade da entidade, gerando um diagnóstico completo da sua gestão.

Durante a apresentação, João Braga falou sobre as etapas principais do programa, como a avaliação da gestão do sindicato, capacitações exclusivas em nova plataforma de aprendizagem a ser disponibilizada pela CNC, além da disponibilização de sistemas on-line, como Sistema de Avaliação Sindical (SAS) e Sistema de Gestão de Objetivos (SGO), para indicadores e planos de ação.

Com informações da CNC

Deixe um comentário

X