Fenavist participa de Solenidade de Consolidação do Marco Regulatório Trabalhista Infralegal

Presidente da Fenavist participa do lançamento da cartilha “Como contratar segurança com segurança”
11 de novembro de 2021
ABCFAV lança curso “Gestão da Diversidade Racial”
12 de novembro de 2021

Foto: Alan Santos/PR

No último dia 10 de novembro, a advogada da Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores (Fenavist), Mirelle Portella, representou a entidade na Solenidade de Consolidação do Marco Regulatório Trabalhista Infralegal. A Federação foi uma das entidades convidadas pelo governo para participar do evento realizado no Palácio do Planalto.

A cerimônia contou com o Presidente da República Jair Bolsonaro; o Vice-Presidente Hamilton Mourão; o Ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni; o Ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira; o Ministro da Cidadania, João Roma; o Advogado-geral da União, Bruno Bianco; e os Presidentes do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, Fausto de Andrade Ribeiro e Pedro Guimarães, respectivamente, entre outras autoridades.

A consolidação do Marco Regulatório Trabalhista Infralegal trata de cerca de mil decretos, portarias e instruções normativas trabalhistas que foram transformadas em 15 atos, com o objetivo, segundo o governo, de facilitar o acesso à legislação, “garantindo maior transparência e segurança jurídica´´, atos esses que foram revisados, simplificados e desburocratizados.

As normas tratam dos mais variados assuntos, como carteira de trabalho, aprendizagem profissional, gratificação natalina, programa de alimentação do trabalhador, registro eletrônico de ponto, registro sindical e profissional, além de questões ligadas à fiscalização, como certificado de aprovação de equipamento de proteção individual. Essa é a primeira vez que a legislação trabalhista infralegal é completamente analisada.

O Ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni, destacou a importância da simplificação. ´´O passo de hoje é extraordinário. A decisão de estabelecermos um programa permanente de simplificação e desburocratização trabalhista vai garantir a todos aqueles que empreendem no Brasil que com simplicidade e eficiência se pode transformar a vida das pessoas”, afirmou Lorenzoni.

O Secretário-executivo do Ministério do Trabalho e Previdência, Bruno Dalcolmo, enfatizou a relevância da simplificação para que empresas e trabalhadores possam conhecer e cumprir os normativos. “Dentro da estratégica de melhoria do ambiente de negócios e aumento da competitividade da economia brasileira, a agenda de consolidação normativa foi um dos pilares da Secretaria de Previdência e Trabalho”

A consolidação das normas tornará a legislação mais acessível e clara à sociedade e aos operadores do Direito do Trabalho, promovendo maior segurança jurídica.

O Decreto nº 10.854, de 10 de novembro de 2021, assinado e publicado no Diário oficial da União no dia 11 de novembro, prevê a criação do Programa Permanente de Simplificação e Desburocratização Trabalhista. Assim, possibilitará o monitoramento dos atos normativos a cada dois anos, de forma a garantir que eles permaneçam consolidados e simplificados, evitando a prática de proliferação de normas autônomas e redundantes.

Deixe um comentário

X