

Cidade receberá representantes das principais empresas do País
Começa na próxima quinta-feira (22), o Encontro das Empresas de Segurança Privada (Enesp) da Região Norte. Promovido pela Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores (Fenavist) e pelos Sindicatos que representam o segmento na Região Norte, o encontro vai reunir até o dia 23 de junho, no Tropical Hotel, Ponta Negra, Manaus-AM, os principais executivos das empresas de segurança brasileiras.
A segurança privada é responsável por 0,6% do PIB brasileiro. Além disso, as empresas de Transporte de Valores, uma das cinco atividades que compõem o segmento, são responsáveis por movimentar e proteger 95% do capital nacional.
A programação do Enesp inclui a discussão de temas como a gestão integrada entre a segurança pública e privada. O assunto será o tema da apresentação do Secretário Executivo Adjunto de Planejamento e Gestão Integrada do Amazonas, Dan Câmara. Ele é um dos responsáveis pelo projeto que permite a utilização pela Secretaria de Segurança Pública das imagens das câmeras de segurança instaladas pelas empresas do setor.
O cenário econômico e político do Brasil será o assunto abordado pelo jornalista e apresentador do Ric Notícias Pan Denian Couto. Por sua vez, o mestre em direito comercial internacional João Paulo Arges Balaban será o responsável por conduzir o debate sobre a contribuição previdenciária patronal.
Outro painel de destaque do Enesp Norte será sobre a reforma trabalhista. A Consultora Jurídica da Fenavist, Celita Sousa, e o Assessor Jurídico do Sindicato das Empresas de Vigilância, Segurança e Transporte de Valores do Estado do Amazonas (Sindesp-AM), Charles Garcia, vão esclarecer dúvidas dos participantes sobre as mudanças na legislação trabalhista. As novas regras estão em discussão no Congresso Nacional nos próximos dias.
Dados inéditos
O Enesp Norte também terá dois lançamentos importantes para o segmento. O V Estudo do Setor da Segurança Privada (ESSEG) será apresentado pela primeira vez durante o Enesp da Região Norte. Assim como nos volumes anteriores, trará um raio-X completo do segmento nos últimos anos. Dados como movimentação financeira, quantidade de trabalhadores, média salarial são apenas algumas das informações que compõem o estudo produzido pela Fenavist.
Outro lançamento de destaque é o da cartilha Contra a Clandestinidade. A publicação tem o objetivo de alertar a sociedade sobre os prejuízos de se contratar empresas ilegais.
Os interessados em participar do Enesp Norte devem acessar o site do Sindesp-AM (www.sindespam.com.br). As inscrições são gratuitas para empresários e profissionais ligados ao segmento.