Fenavist celebra 35 anos em grande estilo

ARTIGO: “Guerreiras da Segurança”: O Impacto Vital das Mulheres na Segurança Privada
8 de março de 2024

Celebração irá reunir empresários, presidentes de sindicato e entidades de classe, representantes da Polícia Federal e dos três poderes. Entrega do VII Prêmio Mérito e Benemérito da Segurança Privada Nacional será um dos destaques da noite de comemoração

 

Em primeiro de março, a Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores (Fenavist) completou 35 anos de vida. A celebração da data será no dia 13 de março, em uma festa de gala, às 20h, em Brasília O evento vai reunir a diretoria da Federação, os presidentes de sindicatos estaduais, entidades de classe parceiras, os principais empresários do país, representantes da Polícia Federal, órgão que regulamenta e fiscaliza a atividade, além de representantes dos três poderes.

A cerimônia não marca apenas mais um ano de vida da entidade. Ela também celebra todas as conquistas e batalhas enfrentadas pela segurança privada desde que a atividade passou a ser exercida como conhecemos ainda nos anos de 1960. “A bem da verdade, o conceito da nossa Fenavist existe há muito mais tempo. Em 1982, por exemplo, tivemos uma grande reunião no Paraná. Naquele momento já havia a decisão da criação de uma entidade nacional. No entanto, questões legais da época não permitiam esse tipo de associação. Mas os empresários que viriam a assinar a ata de fundação em 1989 já estavam lá. Eles já seguiam o caminho que defendemos até hoje: juntos, somos mais fortes”, explica o presidente da Fenavist, Jeferson Nazário.

Em 35 anos de existência, a principal entidade de classe da segurança privada brasileira ajudou a transformar o segmento para melhor. Profissionalismo, uma legislação própria, fiscalização e regulamentação da Polícia Federal, negociações coletivas de trabalho, ser considerada complementar a segurança pública, além de receber o “selo” de atividade essencial na pandemia são apenas algumas das conquistas possíveis graças à atuação da Fenavist.

Apesar dos objetivos conquistados, o presidente da Federação lembra que a entidade ainda é jovem e com muita vontade de contribuir para o segmento. “O legado da Fenavist está apenas começando. Perto de outras entidades podemos dizer que somos jovens, mas muito experientes. Sempre estamos trabalhando para uma nova conquista. O Estatuto da Segurança Privada é a nossa principal prioridade no momento. Mas ao mesmo tempo trabalhamos para atenuar os impactos da reforma tributária e para adequar à Lei da Aprendizagem as especificidades da atividade. Isso para citar apenas três exemplos”, conta Nazário.

O Estatuto da Segurança privada é considerado o futuro do segmento não apenas pelos empresários, mas também por trabalhadores e Polícia Federal. A lei aguarda a última votação pelo Senado desde o final de 2016. “O Estatuto que vai regulamentar a segurança privada no Brasil é muito importante porque estamos sendo regulados por uma lei de mais de 40 anos e que não acompanhou a modernização e o avanço tecnológico que aconteceram na segurança privada. Essa nova lei é de fundamental importância para a sobrevivência do nosso setor, para que possamos combater a clandestinidade e a informalidade, além de garantir segurança jurídica”, afirma Jeferson Nazário.

Uma outra bandeira da Federação que merece destaque nas comemorações de 35 anos é o combate a qualquer tipo de discriminação. Cerca de 120 empresas e sindicatos receberam o Selo de qualidade Segurança sem Preconceito nos últimos dois anos. Iniciativa da Federação e da Associação Brasileira de Cursos e Aperfeiçoamento de Vigilantes (ABCFAV), a certificação é concedida aos sindicatos e às empresas que atendem aos requisitos que comprovem o compromisso e a atuação profissional no processo de inclusão e fim da discriminação. Ao mesmo tempo, o selo incentiva e serve de exemplo a outros atores do segmento da segurança privada.

 

Empresas e personalidades serão homenageadas

Um dos pontos altos da celebração do próximo dia 13 de março será a entrega do VII Prêmio Mérito e Benemérito da Segurança Privada Nacional, que reconhece empresas e personalidades que tem contribuído para o desenvolvimento da atividade em todo Brasil.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, em 2021, a idade média das empresas brasileiras era de 11,4 anos, índice inferior ao registrado em 2019 e 2020. Ainda segundo o IBGE, apenas 41% das companhias chegam ao quinto ano de vida. E só 22,9% completam uma década de atuação. E não para por aí. Em 2020, o relatório Doing Business, do Banco Mundial, apontou que o Brasil ocupa a posição 124 entre 190 países no quesito facilidade de fazer negócios. Estatísticas que deixam claro como é difícil empreender na 9ª maior economia do mundo.

Na segurança privada não é diferente. Alto custo tributário, insegurança jurídica e crise econômica são alguns dos fatores que afetam diretamente a sobrevivência das empresas. Por isso, desde 2005, a Fenavist homenageia as empresas sobreviventes do mercado com o Prêmio Mérito em Serviço da Segurança Privada Nacional.

Em 2024, 87 empresas estão divididas em oito categorias, de acordo com o tempo de operação sob o mesmo CNPJ de maneira interrupta. São ela: Diamante Rubi (50 anos ou mais de atividade) Diamante Ouro (40 a 49 anos de atividade); Diamante (30 a 39 anos de atividade); Platina (25 a 29 anos de atividade); Ouro (20 a 24 anos de atividade); Prata (15 a 19 anos de atividade); Bronze (10 a 14 anos de atividade); e Cristal (5 a 9 anos de atividade).

Por sua vez, personalidades e instituições que ao longo dos últimos anos contribuíram de forma decisiva para o desenvolvimento da atividade em nosso país receberão o Prêmio Benemérito da Segurança Privada Nacional. O empresário cearense Urubatan Estevam Romero será agraciado na categoria Representante empresarial. O Delegado de Polícia Federal e Coordenador-Geral da CGCSP, Cristiano Jomar Costa Campidelli, será o homenageado do setor regulador. Os advogados Hélio Gomes e Juliano Costa Couto são os escolhidos na categoria Profissional Liberal. A categoria Entidade de Classe também tem dois vencedores. A Confederação Nacional dos Trabalhadores de Segurança Privada (CONTRASP) será representada pelo presidente, Edilson Silva. E a Federação Mundial de Segurança pelo fundador e presidente, Jerfferson Simões. Na categoria Representante da Imprensa o agraciado será o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, desenvolvido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O Prêmio será entregue ao Diretor Presidente, Renato Lima.

 

Expoentes da atividade indicados pelos sindicatos estaduais também serão homenageados. Confira a relação a seguir.

 

Acre: Deputado Federal Coronel Ulysses.

Amazonas:  Orlando Guerreiro Maia.

Bahia: Ulysses Mario Tourinho de Sá.

Ceará: Deputado Estadual Evandro Sá Barreto Leitão.

Distrito Federal: Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.

Espírito Santo: Deputado Federal Gilvan da Federal e Deputado Federal Da Vitória.

Goiás: Senador Wilder de Morais.

Piauí: José Bezerra Veras e Alípio José Castelo Branco.

Paraná: Deputado Ademar Traiano.

Rio de Janeiro: Deputada Estadual Tia Ju.

Rio Grande do Norte: Presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

Rondônia: Expedito Gonçalvez Ferreira Junior.

Rio Grande do Sul: Marcelo Simões Picarelli.

Sergipe: Senador Laércio Oliveira e o Presidente da Fecomércio SE, José Marcos de Andrade.

São Paulo:  Deputado Estadual Rafael Henrique Cano Telhada (Capitão Telhada) e João Eliezer Palhuca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X