Sindicatos e empresas abraçam a campanha “Segurança sem Preconceito”

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Onze sindicatos estaduais e 32 empresas de várias partes do País receberam o certificado do Selo de Qualidade “Segurança sem Preconceito”, até o dia 11 de outubro. A procura pela certificação tem aumentado e, semanalmente, o grupo de entidades e empresas que combatem qualquer tipo de discriminação na segurança ganha novos integrantes.

Sindicatos e empresas têm trabalhado arduamente para conquistar a certificação que reafirma e chancela o modo profissional com o qual atuam no processo de inclusão. Ao mesmo tempo incentivam e servem de exemplo a outros atores do segmento de segurança privada.

É preciso entender que o Selo de Qualidade “Segurança sem Preconceito” vai muito além de uma simples certificação, uma ação de marketing. A campanha da Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores (Fenavist) e da Associação Brasileira de Cursos e Aperfeiçoamento de Vigilantes (ABCFAV), em parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares, é um projeto desenvolvido em bases sólidas, estudado, pensado e preparado para consolidar a atividade como uma das grandes forças no combate ao preconceito no Brasil.

Presente em todo o País, a segurança privada tem papel fundamental na mudança desse cenário, bem como na evolução da sociedade. São mais de 500 mil vigilantes lotados em bancos, shoppings, comércio, indústria, aeroportos, órgãos públicos, entre outros locais. Existem ainda milhares de câmeras de segurança sob responsabilidade das empresas do segmento.

Por isso, tanto o selo quanto a cartilha “Segurança Sem Preconceito” são instrumentos poderosos para alcançar o objetivo de capacitar de forma ainda mais minuciosa os profissionais que atuam no segmento de segurança privada. Outra meta é fortalecer o atendimento humanizado a toda a população brasileira.

Em relação à cartilha, é preciso destacar a atuação dos sindicatos estaduais que, ao lado da Fenavist e da ABCFAV, têm trabalhado para difundir esse importante instrumento de transformação. Ao chegar às empresas e aos trabalhadores, a publicação não traz apenas informações didáticas sobre o tema. A cartilha tem o efeito de uma rede que espalha conhecimento e planta a semente da mudança não apenas nos trabalhadores, mas nas famílias dos profissionais e na comunidade em que estão inseridos.

Outro papel importante do texto é que ele serve não apenas como um documento que ajuda a prevenir casos de preconceito, mas também faz com que o leitor, que muitas vezes já foi alvo de discriminação pela cor, pela opção sexual e até pela questão financeira, entenda também os seus direitos.

Para mais informações sobre o selo e a cartilha “Segurança Sem preconceito”, acesse o site da Fenavist www.fenavist.org.br ou envie um e-mail para fenavist@fenavist.org.br. Os interessados também podem entrar em contato pelo telefone 61 3327-5440.

 

 

 

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